Dicas de shows para a semana de 19 a 24/07

Dicas de shows para a semana de 19 a 24/07

 

Ainda na esteira das dicas para o fim de semana, este blog indica alguns shows que estão na agenda de eventos culturais na cidade de São Paulo.

 

Celebrando o Mangue Beat:

Em julho o SESC Bom Retiro está apresentando “Manguebeat 30 e +” para comemorar as três décadas do movimento “Manguebeat’, iniciado pelo manifesto “Caranguejos com cérebro” de autoria de Fred Zero Quatro em 1992 em Recife; o evento conta com shows, filmes e bate papos e com apresentações musicais do grupo Mombojó com Isaar, Eddie com  participação de Karina Buhr, Mundo Livre S.A. e outros.

 

Para quem não sabe, o Manguebeat ou Mangue Beat (ou ainda Manguebit) é um movimento da contracultura brasileira surgido na década de 1990, na cidade de Recife, com uma fusão de vários gêneros musicais entre regionais (o maracatú por exemplo) e urbanos (como o rock e o hip hop), valorizando as diversas culturas regionais nordestinas e a identidade própria, tecendo críticas sociais e abordando a ecologia; atingiu reconhecimento mundial através da banda Chico Science & Nação Zumbi.

 

Mais informações neste link https://www.sescsp.org.br/sesc-bom-retiro-apresenta-manguebeat-30-e-para-celebrar-tres-decadas-do-movimento-contracultural/

 

Marisa Monte em Sampa

Esta semana tem o retorno da turnê ‘Portas’ da cantora, compositora e multiinstrumentista Marisa Monte, que chega à cidade para uma temporada de cinco dias no Espaço Unimed (novo nome do Espaço das Américas). O show é composto de faixas do álbum que dá nome ao espetáculo (lançado em 2021) e com   músicas de sucesso de sua carreira de mais de 30 anos. Se vocês pretendem ir é bom se apressarem pois da última vez que ela passou por São Paulo, no início do ano, teve sua lotação esgotada.

 

Informações sobre as datas, horários e preços neste link: http://www.espacodasamericas.com.br/704-marisamonte

 

Entidade Blues

 

Para quem gosta de blues e/ou quer conhecer bandas novas, eu convido para o show da minha banda Entidade Blues, que estará em apresentação única amanhã, dia 21/07, no TonTon Jazz Music, em Moema. No repertório composições em português de nossa autoria,  além de releituras de clássicos do gênero.

 

Na ocasião estarei comemorando o meu aniversário, portanto conto com a presença dos amigos da EMMP para festejarmos.

 

O TonTon Jazz fica na Alameda dos Pamaris, 55, em Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera; segue o link para mais infos:

https://www.instagram.com/tontonjazzmusic/

 

Para conhecer a banda: https://www.instagram.com/entidadeblues/

 

Para ouvir os nosso singles:

no Deezer: https://deezer.page.link/Lt2UUtLVMmdkw4JM7

no Spotify: https://open.spotify.com/artist/3m3vNoIY2JfGi2ieAIAWGV?si=PcuwjuvNQ9S0wn1mhDo7JQ

no YouTube: https://youtube.com/channel/UCtPaTHs2pD_0ptpGx0k2qvQ

 

Até breve!!!

Dia do Cantor???

DIA DO CANTOR?

 

Fuçar a internet é muito útil no que diz respeito a pesquisa e muito divertido no quesito “curiosidades inúteis”…mas também é interessante quando você aprende com informações associadas ao que está sendo pesquisado. Um exemplo disso é eu ter descoberto que o dia 13/07 também é considerado o Dia do Cantor.

 

Como assim, também tem Dia do Cantor?!?!?

 

Pois é, tem, mas oficialmente não é comemorado em julho. Segundo o site da Abramus – Associação Brasileira de Música e Artes, o dia correto é 17 de setembro, o mesmo dia da MPB. E o que o 13/07 tem a ver com isso? Ainda segundo a Abramus, neste dia se comemora o Dia do Cantor e Compositor de Música Sertaneja e talvez algum incauto não tenha percebido a diferença…

 

De qualquer maneira os cantores e compositores de todos os gêneros merecem os nossos aplausos todos os dias do ano.

 

P.S.: comemora-se o Dia Mundial do Compositor em 15 de janeiro e o Dia do Compositor Brasileiro em 07 de outubro.

 

Até a próxima…     

Dia Mundial do Rock!!

DIA DO ROCK

 

Olá queridos seguidores deste blog, hoje é dia de falar de rock…de falar do Dia do Rock!

 

Como todos devem saber, o dia 13 de julho foi escolhido como o Dia Mundial do Rock por ter sido a data de um dos eventos mais importantes na história da música popular, o Live Aid, que aconteceu simultaneamente nas cidades de Londres (na Inglaterra) e Filadélfia (EUA) em 1985, tendo com o objetivo de levantar fundos para combater a fome na Etiópia. Inúmeros artistas e bandas do pop e do rock passaram pelos palcos das duas cidades em shows transmitidos para o mundo todo, destacando-se Led Zeppelin, Queen, Scorpions, Madonna, Sting e U2.

 

Mas o que vocês provavelmente não sabem é que essa data não é uma unanimidade, em outros países nem sequer se fala em “Dia Mundial do Rock”, ela é comemorada apenas no Brasil. Tudo começou com duas emissoras de rádio paulistanas, a 97 FM e a 89 FM que popularizaram a data em suas programações. A data foi adotada de maneira arbitrária, não sendo reconhecida em outras partes do mundo; alguns especialistas sugerem que outros dias seriam mais significativos, como o dia 05 de julho: nesse dia, em 1954, Elvis Presley gravou sua versão para “That’s All Right”, de Arthur “Big Boy” Crudup…sem essa gravação talvez não houvesse o rock’n’roll para comemorarmos…

 

E como eu acho que todo dia é dia de rock, seguem algumas sugestões para você ouvir e deixar o seu dia mais rocker:

 

* That’s All Right (Mama) – Elvis Presley https://youtu.be/NmopYuF4BzY

* A Hard Day’s Night – The Beatles https://youtu.be/Yjyj8qnqkYI

* The Song Remais the Same – Led Zeppelin https://youtu.be/yu-MX8h7J-Q

* Panama – Van Halen https://www.youtube.com/watch?v=fuKDBPw8wQA

* This is a Call – Foo Fighters https://youtu.be/h-Rnr3wTX9I

* Be Yourself – Audioslave https://youtu.be/WC5FdFlUcl0

* Downtown – The Sheepdogs  https://youtu.be/zQFSSFpBV7s